Como Manter a Sua Equipa Motivada

Como gerente, manter a sua equipa motivada é uma das coisas mais importantes que você faz para a sua empresa.

Afinal de contas, o compromisso para uma equipa motivada, está ligado à rentabilidade da empresa, satisfação do cliente e retenção de funcionários. No entanto, ganhar a lealdade e o compromisso deles pode ser um desafio, certo?

equipa,rentabilidade,empresa,cliente, Como Manter a Sua Equipa Motivada, Jorge Novais

Por onde começar? Primeiro, você precisa de saber no que está a trabalhar. Ou seja, desenvolver um entendimento básico de como a sua equipa está motivada.

Por exemplo, muitas empresas fazem isso com uma pesquisa motivacional anual, perguntando aos funcionários sobre os seus próprios níveis de satisfação.

Contudo, os resultados não lhe vão dar dados conclusivos sobre a forma como as pessoas envolvidas realmente são.

Em vez disso, você pode usar estatísticas para entender o que impulsiona os seus funcionários, talvez até melhor do que os próprios empregados. Por este motivo, considere quem você está a tentar motivar.

Contudo, um tamanho não serve para todos quando você usa uma estratégia motivacional e o que você faz deve depender do grupo específico com que você está a trabalhar, se eles são trabalhadores mais velhos ou mais novos, os melhores ou os piores.

Motive Toda A Sua Equipa!

Você sabia que algumas pessoas podem ser mais difíceis de motivar do que outras? Assim sendo, considere o real desafio de tentar motivar alguém que você não gosta. Adapte a sua abordagem para atender às necessidades de cada membro da equipa.

Em seguida, tenha em mente o que funciona e o que não funciona. Aqui estão algumas das coisas que foram mostradas para motivar as pessoas:

A liberdade de escolher quando, onde e como eles trabalham. A capacidade de executar nos níveis mais altos, mesmo para além das suas próprias expectativas. Sentindo-se conectado aos outros. Um espaço de trabalho bem concebido. Objetivos realizáveis.”

motivar a equipa

E aqui estão alguns que têm o efeito oposto, desmotivando as pessoas: “Terem de fingir que são alguém que eles não são. Trabalharem para um chefe de microgestão.”

Infelizmente, os gestores que são verdadeiramente bons para motivar são poucos e distantes. Isto é em parte, porque não é algo que você possa aprender durante a noite.

Em vez disso, a pesquisa mostra que os líderes mais motivadores, tiveram experiências precoces que lhes deram forma e têm profundamente crenças sobre o que significa ser um líder.

Você não pode voltar atrás e mudar o passado, mas pode-se concentrar em fazer algumas coisas muito básicas que fazem uma grande diferença. São elas saber ouvir, demonstrar respeito, e lembrar que a felicidade importa, mesmo no local de trabalho.