Como manter a sua Equipa Motivada

equipa

Como gerente, motivar a sua equipa é uma das coisas mais importantes que você faz para a sua empresa. Afinal de contas, o compromisso da sua equipa, está ligado à rentabilidade da empresa, satisfação do cliente e retenção de funcionários. No entanto, ganhar a lealdade e o compromisso deles pode ser um desafio.

Por onde começar? Primeiro, você precisa de saber no que está a trabalhar. Desenvolver um entendimento básico de como a sua equipa está motivada. Muitas empresas fazem isso com uma pesquisa motivacional anual, perguntando aos funcionários sobre os seus próprios níveis de satisfação.

Mas, os resultados não lhe vão dar dados conclusivos sobre a forma como as pessoas envolvidas realmente são. Em vez disso, você pode usar estatísticas para entender o que impulsiona os seus funcionários, talvez até melhor do que os próprios empregados.

Então, considere quem você está a tentar motivar. É claro, um tamanho não serve para todos quando você usa uma estratégia motivacional e o que você faz deve depender do grupo específico com que você está a trabalhar, se eles são trabalhadores mais velhos ou mais novos, os melhores ou os piores. Algumas pessoas podem ser mais difíceis de motivar do que outras. Considere o real desafio de tentar motivar alguém que você não gosta. Adapte a sua abordagem para atender às necessidades de cada membro da equipa.

equipa

Em seguida, tenha em mente o que funciona e o que não funciona. Aqui estão algumas das coisas que foram mostradas para motivar as pessoas:

A liberdade de escolher quando, onde e como eles trabalham
A capacidade de executar nos níveis mais altos, mesmo para além das suas próprias expectativas
Sentindo-se conectado aos outros
Um espaço de trabalho bem concebido
Objetivos realizáveis. Uma série de objectivos pode ser mais motivador do que um único.

E aqui estão alguns que têm o efeito oposto, desmotivando as pessoas:

Terem de fingir que são alguém que eles não são.
Trabalharem para um chefe de microgestão

Infelizmente, os gestores que são verdadeiramente bons para motivar são poucos e distantes. Isto é em parte, porque não é algo que você possa aprender durante a noite. Em vez disso, a pesquisa mostra que os líderes mais motivadores, tiveram experiências precoces que lhes deram forma e têm profundamente crenças sobre o que significa ser um líder.

Você não pode voltar atrás e mudar o passado, mas você pode se concentrar em fazer algumas coisas muito básicas que fazem uma grande diferença como ouvir, demonstrando respeito, e lembrando que a felicidade importa, mesmo no trabalho.

Sobre o autor 

Fundador e CEO do Portugal Project. É especializado em Informática, Formador, Web Designer e WordPress Developer em www.jorgenovais.com. Possui uma experiência profissional de 7 anos em Internet e Network Marketing. Dedica-se a ajudar todas as pessoas que queiram conhecer e implementar novos métodos de trabalho em Empreendedorismo Digital.

    Saiba mais sobre mim no:
  • facebook
  • googleplus
  • linkedin
  • twitter
Recent Posts

Leave a Comment